ROTEIRO DO PROFESSOR 2012


  ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DE DESENVOLVIMENTO

REGIONAL DA GRANDE FLORIANÓPOLIS                                                                  

CEJA – CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS ADULTOS E IDOSOS – SÃO JOSÉ                                                                                                              RUA: ANTONIO SCHROEDER, S/N BELA VISTA II – SÃO JOSÉ – SC -                              

FONE/FAX: 3346-1076 / 3246-8861 - E-MAIL – cejasj@sed.sc.gov.br



                                             Professor CEJA 2012 - Prêmio: 1 Tablet

Vamos Premiar o Professor CEJA 2012Como participar:

Desenvolver uma Prática Educativa Diferenciada de Ensino com os alunos, aplicar aula com conhecimento diferenciado de forma criativa, e apresentar o trabalho em forma Painel e apresentando o desenvolvimento e metodologia aplicada nas aulas, com fotos, registros, produção dos alunos, tudo registrando as vivências dos alunos e socializar o registro no dia de formação do professor.

O Profissional usufrui de uma grande liberdade na hora de montar um plano de aula. Contudo, há certos itens básicos que devem ser observados e merecem ser seguidos. Os planos de aula são imprescindíveis a prática do dia-a-dia do professor. Uma pequena dúvida pode se transformar em uma grande aula. Montamos, resumidamente aqui, um esquema:

1 – Definir seu Título de acordo com o Tema: Pois é a partir dele que todo o plano será elaborado.

2 – Definir o objetivo e as competências que deverão ser desenvolvidas nos alunos.

3 – Especificar: Objetivo Geral, Objetivos Específicos, Processo de Desenvolvimento através de fotos, produções dos alunos, registros do professor, mostrando como se ocorreu o plano e por fim o Resultado obtido. Use sua criatividade.

4 – Pesquisar os materiais que serão utilizados: data show, imagens, livros, filmes, músicas, sites, sucata, etc. Dependendo do nível da classe, uma bibliografia poderá auxiliar os alunos a desenvolver o trabalho.

5 – Criar estratégias de como e quando cada material e/ou informações serão apresentadas ou utilizadas, para que o objetivo seja alcançado com sucesso. A estratégia deve ser elaborada de forma a manter a atenção, a motivação e aprendizagem dos alunos durante toda aula. Registre com fotos cada momento. Provocar debates e questionamentos para o bom desenvolvimento do tema e se possível, aproximar os alunos de forma prática e interativa ao que está sendo estudado.

6 – Apresentação: Em forma de Painel, com todos os registros acima e socialização do trabalho de forma simples aos colegas de trabalho.

Critério de Classificação:

1 – Inscrição preenchida;

2Tema: Energia Sustentável para Todos – Ano Internacional Unesco 2012 http://www.peaunesco-sp.com.br

3 – Registro do Plano em forma de Painel para apresentação; o Painel deverá ter as seguintes medidas 90cm de largura x 1,20cm de Altura em papel pardo/cartolina.

      Contendo: - Tema; - título

                        - Objetivo Geral;

                        - Objetivos Específicos;

                        - Resultado Alcançado;

4 – Socialização do trabalho no dia de Formação do Professor;

5 – Cumprir o prazo de Entrega: 17/07/2012 – Encontro de Formação

6 – Data da Premiação: 25/09/2012 - Prêmio: Tablet

Agora é sua vez !

Dúvidas e-mail: cejasjensino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário